sábado, 27 de novembro de 2010

25/11 - DIA INTERNACIONAL DE COMBATE DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


"A violência contra a mulher é a maior expressão das desigualdades vividas entre homens e mulheres na sociedade. A raiz dessa violência está no sistema capitalista e patriarcal que impõe a necessidade de controle, apropriação e exploração do corpo, vida e sexualidade das mulheres. Esta violência, ao mesmo tempo em que é produto da opressão patriarcal, também estrutura a subordinação das mulheres. A violência marca o cotidiano de milhares de mulheres que têm suas integridades físicas e psicológicas violadas, a sexualidade controlada, receosas em espaços públicos, com sua liberdade de ir e vir cerceada, e suas vidas profissionais limitadas."

"Vários estudos já mostraram que a violência contra a mulher é progressiva, tornando-se uma espécie de círculo vicioso que se inicia com pequenos desrespeitos, evolui para violência psicológica (verbal), chegando à agressão física, que em algumas vezes ocasiona o homicídio da mulher. Na maioria dos casos, quem mata nunca é estranho e sim alguém com quem teve relação de afeto.
Portanto, se você é vítima de algum tipo de violência citada anteriormente, faça algo por si mesma. Em caso de violência física, não tenha medo de irritar o agressor, mesmo sendo dependente financeiramente do mesmo: DENUNCIE!"

Estupro, criminalização do aborto, salários menores, menores probabilidades de crescimento profissional, dupla jornada de trabalho (fora e em casa), responsabilidade pelos filhos na grande maioria das vezes, controle do corpo e das atitudes, desprezo da capacidade., etc. a violência de gênero nos cerca de todos os lados, só não vê quem não quer. Só não luta contra quem se beneficia ou enraizou aceitar a opressão! TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

UMA MULHER É ASSASSINADA A CADA DUAS HORAS NO PAÍS. O FEMINICÍDIO NÃO É UM CASO CRIMINAL COMUM, ELE É CULTURALMENTE ARRAIGADO DE PRECONCEITO: VAMOS MUDAR ISSO!

Nenhum comentário: